menu
12 de fevereiro de 2015 | InternacionalTecnologia e Ciência

Teste de HIV pode ser feito com ajuda de smartphone

smartphoneHIVOs avanços da tecnologia podem ampliar, e muito, o acesso e diminuir significativamente os custos de um teste de HIV, o vírus da Aids. Recentemente, pesquisadores da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, divulgaram um novo método para diagnosticar Aids e Sífilis com a ajuda de um smartphone.

A nova técnica consiste em gotejar amostras de sangue em um dispositivo que se conecta ao telefone celular pela entrada de áudio do aparelho. A análise da amostra fica por conta de um aplicativo capaz de realizar um procedimento similar ao do ensaio imunossorvente ligado à enzima, mais conhecido pela sigla ELISA. O resultado do exame leva até 15 minutos para aparecer.

De acordo com os pesquisadores, o custo de fabricação do dispositivo de análise é de aproximadamente 34 dólares, infinitamente mais acessível que os cerca de 18 mil dólares cobrados por equipamentos de diagnóstico tradicionais. A nova tecnologia foi usada em testes feitos com 96 mulheres em Ruanda, na África, e, de acordo com os cientistas, seu desempenho foi quase tão bom quanto ao de exames tradicionais. O próximo passo, segundos os pesquisadores, é lançar o dispositivo oficialmente e oferecê-lo em clínicas móveis com o objetivo de auxiliar a assistência à populações que residem em locais remotos ou que não tem acesso à saúde.

Na Web

Destaques

Newsletter

Cadastre-se e receba o nosso conteúdo direto no seu e-mail

©2018 Keen IT Consulting. Todos os direitos reservados.

mautic is open source marketing automation