menu
1 de outubro de 2014 | Tecnologia e Ciência

Raio laser pode acelerar velocidade da internet

laserrayAlém das já conhecidas aplicações na medicina, na indústria e em pesquisas científicas, o raio laser pode se tornar um grande aliado dos usuários da internet. O papel do laser, neste caso, é tornar a rede ultrarrápida. Quem garante é um grupo de cientistas alemães e britânicos que acaba de criar o laser mais veloz do mundo, capaz de produzir até 1 trilhão de pulsos por segundo. Ou seja, muito mais rápido que um laser convencional.

Ainda não é possível avaliar o impacto da aplicação do laser ultraveloz na internet como a conhecemos hoje, mas os pesquisadores afirmam que isso poderia provocar um grande salto na tecnologia da comunicação e nas conexões de dados de alta velocidade. “Se podemos ligar e desligar o laser muito mais rápido, então mais informações podem ser transportadas em um determinado intervalo de tempo”, explicou Carsten Ronning, um dos pesquisadores da Universidade Friedrich Schiller, da Alemanha, em entrevista ao website Mashable.

O que torna o novo laser ultrarrápido é a utilização de um nano filamento de óxido de zinco, usado para desenvolver raios laser, sobre uma superfície de prata em vez de vidro, material tradicionalmente empregado neste tipo de experimento. Os cientistas também adotaram uma técnica especial de compressão do feixe de luz. Eles foram capazes de diminuir o diâmetro do feixe de laser para cerca de 1 milionésimo do tamanho de um fio de cabelo humano, o que permitiu uma maior interação entre os nano filamentos e a luz. Segundo Carsten Ronning, o super-laser funciona de forma estável em temperatura ambiente e, provavelmente, ele atingiu a velocidade máxima nestas condições.

Na Web

Destaques

Newsletter

Cadastre-se e receba o nosso conteúdo direto no seu e-mail

©2018 Keen IT Consulting. Todos os direitos reservados.

mautic is open source marketing automation