Antes mesmo de ficar cara a cara com o consumidor, um dos mandamentos do profissional de vendas é atrair a atenção para o seu produto. Porém, dependendo do tipo de mercadoria ou serviço, a pergunta que não quer calar é: como evitar que o cliente fuja do seu negócio? Lidar com o público exige habilidade e uma boa dose de paciência. Pensando nisso, destacamos alguns erros comuns que podem afugentar um potencial freguês.
– Falta de empatia – Criar uma boa sintonia com o cliente e passar confiança logo no primeiro contato é um desafio mesmo para profissionais experientes. Para isso é importante cuidar bem da aparência e agir conforme o perfil de cada consumidor. Especialistas afirmam que a maioria das pessoas tende a confiar em quem tem algo em comum com elas.
– Não seja invasivo – Seja atencioso, mas comedido. Saiba dialogar, mas procure ouvir o que o cliente tem a dizer. Ao expor seus conhecimentos, não se afobe ao mostrar o que sabe. Mais que um vendedor, o profissional de vendas é um gestor de problemas e um perito em tirar sonhos do papel.
– A armadilha dos clichês – Evite o lugar comum na hora de encarar o cliente, como o uso de jargões, a autopromoção, os exageros, depreciar os concorrentes e a conversa fiada. Seja sincero, pois agindo assim você se livra da desconfiança causada pela simpatia exagerada, que pode soar como falsidade.
– Insegurança e despreparo – Estas duas palavras podem por a carreira de um profissional em risco. Para transmitir credibilidade e conhecimento é preciso aprimorar-se constantemente. O essencial é manter-se informado sobre o seu negócio, participar de eventos e ficar atento às tendências da sua área de atuação e dos mercados.
Fonte: Adminstradores.com.br
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