menu
14 de março de 2016 | Tecnologia e Ciência

O DIFERENCIAL DA ESCOLHA DO ERP ADEQUADO PARA CADA EMPRESA

Um bom Sistema de Gestão Empresarial, ou Enterprise Resource Planning (ERP), pode fazer toda a diferença nos resultados de uma empresa. Isso porque, muito mais do que possa parecer, desenvolver e aplicar de maneira eficaz um método mais amplo de gestão de negócios é relevante em inúmeros aspectos.

O ERP é voltado ao monitoramento dos processos empresariais de forma integrada. Na prática, isso corresponde a resultados mais eficientes e dinâmicos, além de proporcionar aos gestores recursos e ferramentas que possam mais facilmente solucionar as dificuldades cotidianas e atender o mercado consumidor. A mudança se dá, portanto, na realização das atividades e no relacionamento fora da empresa também, uma vez que pode englobar um ou vários departamentos.

Assim, a integração de sistemas para uma melhor gestão proposta pelo ERP é uma proposta útil a quem busca melhores resultados e um trabalho mais bem delineado. Porém, escolher o sistema de gestão mais adequado e que possa contribuir significativamente com a empresa, no sentido de proporcionar os melhores resultados durante as etapas e processos internos e mesmo externos, é uma tarefa que exige atenção aos menores detalhes e ao perfil único que cada empresa possui.

Antes de dar foco à implantação do sistema, é fundamental que o objetivo desse passo seja devidamente delineado, bem como a colocação criteriosa das metas e prioridades do negócio. Estabelecer previamente os funcionários, sistemas e processos a serem envolvidos também é uma etapa que pode fazer toda a diferença quando se trata do ERP. Isso porque cada empresa tem características singulares e estabelecer bases concretas para a implantação é, obviamente, o que pode garantir o sucesso posteriormente.

Indo mais além, também é interessante apurar experiências de clientes que tenham feito uso da ferramenta, o que possibilita se preparar para futuras dúvidas ou problemas que possam surgir. A vivência de outros em processos similares é de grande valia, assim como analisar a tecnologia aplicada e os níveis de capacitação dos envolvidos, que precisam estar de acordo com as exigências da nova etapa a ser desenvolvida. Outro aspecto indispensável é o financeiro, que também deve ser estudado com cautela para evitar qualquer tipo de gasto extra, desnecessário, ou mesmo despesas esperadas que por algum motivo foram esquecidas.

A partir de cada um desses passos, é possível proporcionar à empresa, seja de qual segmento for, uma melhor experiência com o ERP. Mais do que isso, é a maneira mais indicada de direcionar a escolha ao sistema que é de fato mais adequado ao negócio e aos sistemas internos que fazem parte dele.

Na Web

Destaques

Newsletter

Cadastre-se e receba o nosso conteúdo direto no seu e-mail

©2018 Keen IT Consulting. Todos os direitos reservados.

mautic is open source marketing automation