O Orkut encerra suas atividades nesta terça-feira (30), mas deixará lições importantes para os empreendedores que queiram investir e manter seus negócios, principalmente no ramo eletrônico. Na opinião de Adriano Caetano, diretor da Loja Integrada, plataforma de criação de loja virtual gratuita, o Orkut apostou em um setor do mercado pouco explorado, mas com grande potencial. No entanto, não deu a devida importância às mudanças de comportamento dos consumidores, abrindo espaço para que novas iniciativas surgissem. “O Orkut começou em 2004 como uma febre, trazendo uma nova forma de relacionamento e alavancando outros tipos de negócios, mas não conseguiu se recolocar no próprio mercado que ele ajudou a criar”, analisou o executivo.
Nicho de mercado
O termo rede social virou tema de estudos de comportamento e mudou completamente a forma como as pessoas se relacionam. Criado pelo engenheiro turco Orkut Büyükkökten, o Orkut abriu caminhos e foi o primeiro contato dos brasileiros com um site de relacionamento. A aposta em um nicho crescente e pouco explorado é uma das maneiras para se destacar na internet.
Imagem é tudo
No começo, o Orkut limitava 12 fotos por perfil. Quando a rede social percebeu que as publicações com fotos geravam mais fluxo de acessos, ela permitiu imagens maiores e a criação de álbuns. Quanto mais fotos e informações o usuário utilizar em sua loja virtual, mais atrativo ela ficará, garantindo maior tráfego de acessos e aumentando a indexação no Google. É importante também investir em imagens de qualidade e vídeos que podem ser veiculados gratuitamente no Youtube.
Depoimentos
Depoimentos deixados por amigos eram destaque no Orkut e um dos recursos preferidos dos usuários. É algo que o empreendedor pode investir sem medo, pois o consumidor passa a conhecer os serviços da empresa por meio dos depoimentos de quem já foi cliente.
Sorte do dia
Outro recurso interessante eram as frases de sorte do dia. Esta ferramenta fortalece um contato direto e pessoal com o internauta. Trata-se de um exemplo da importância da personalização dos serviços e do atendimento.
Evolução
O Orkut inovou, mas não soube acompanhar a evolução do mercado. Para Caetano, isso é um equívoco de muitos empreendedores, pois pecam em não saber como planejar os próximos passos, observando o rumo do negócio.
Falta de conteúdo
Um dos motivos apontados para o fracasso do Orkut foi impedir que seus usuários criassem conteúdo relevante. As pessoas querem produzir conteúdo, compartilhar e interagir em tempo real. E o mesmo vale para os empreendedores: conteúdo de qualidade aumenta a relevância da página e ajuda na conversão. Apostar nas redes sociais, criar artigos tira-dúvidas sobre determinado produto ou serviço, produzir posts interessantes, além de elaborar descrições de produtos de uma loja eleva a audiência do site e seu faturamento.
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