menu
31 de dezembro de 2014 | InternacionalTecnologia e Ciência

IBM cria método mais rápido de diagnóstico de câncer

medic2Um método desenvolvido pela IBM mostrou-se mais eficaz ao detectar câncer de pele que os procedimentos utilizados pela medicina atualmente. A nova técnica, que usa entre outros recursos computação cognitiva e visual analytics, conseguiu identificar tumores malignos de pele mais rapidamente e com maior precisão.

A metodologia adotada pela IBM mapeou cerca de 3 mil imagens e foi capaz de detectar a doença com 95% de exatidão ante a média entre 75% e 84% dos mecanismos tradicionais. De acordo com Noel Codella, pesquisador do setor de computação cognitiva da IBM, a nova ferramenta pode processar imensas quantidades de dados para ajudar os médicos a tomarem decisões com um maior volume de informações.

A análise por computação cognitiva capacita verificar imagens e validar um diagnóstico em menos de um segundo. Por meio deste recurso, é possível tornar o reconhecimento de melanomas ainda mais eficaz. Um dos testes aplicados pelo novo método consiste em verificar cores fora dos padrões usuais ou tipos de textura incomuns distribuídos pela superfície da pele. Em outro exame, o sistema avalia a velocidade de progressão das lesões e compara com outros sinais presentes no corpo do paciente ou em outra pessoa com carga genética compatível. E a precisão no diagnóstico pode aumentar pois os algoritmos da tecnologia utilizam aprendizado de máquina o que faz com que a habilidade na detecção da doença evolua de forma constante. O câncer de pele assim como outros tipos de câncer pode ter um tratamento mais eficaz quanto mais cedo por detectado.

Via ComputerWorld

Na Web

Destaques

Newsletter

Cadastre-se e receba o nosso conteúdo direto no seu e-mail

©2018 Keen IT Consulting. Todos os direitos reservados.

mautic is open source marketing automation