menu
22 de março de 2016 | Tecnologia e Ciência

Grupo Day Brasil reduz fluxo de devoluções em 30% com BPM

logo-day-brasil

A princípio a companhia optou por um sistema tradicional de gestão, o ERP (Enterprise Resource Planning), mas logo detectou a necessidade de expandir o controle dos processos. Era preciso uma plataforma tecnológica mais moderna e customizada, capaz de identificar gargalos e que oferecesse excelência em gestão organizacional.

A solução veio através do Lecom BPM, o sistema de Business Process Management da companhia paulista com 20 anos de mercado e empresa líder de fabricantes independentes de software para gestão de negócios. A parceria foi firmada em janeiro de 2015 e em apenas três semanas o primeiro fluxo do BPMS estava implantado, totalmente integrado ao ERP e em pleno funcionamento com vários departamentos da empresa.“A demanda era urgente. Precisávamos reduzir drasticamente as devoluções e erros de entrega dos produtos”, afirma Pedro Anchieta, gerente de TI da Day Brasil.

Segundo João Cruz, CEO da Lecom, a implantação em tempo recorde era o maior desafio, mas com agilidade, foco e equipes integradas foi possível implantar a solução em tempo recorde. “Os primeiros resultados dos investimentos em tecnologia começaram a surgir quase que imediatamente, com redução de 30% no fluxo de devoluções e erros”, diz João Cruz. Cerca de 150 colaboradores entre vendedores, gerentes e integrantes dos departamentos Logístico e Fiscal utilizam, hoje, a plataforma da Lecom diariamente com rapidez e mobilidade.

Mas a boa gestão com tecnologia não para por aí. Por conta dos resultados positivos em apenas cinco meses – a identificação e redução de gargalos levou ao aumento da produtividade -, a Day Brasil já pensa em mais modernização.Pedro Anchieta revela que querem agora levar o sistema da Lecom para outras áreas da empresa, “além de investir em treinamentos para ampliar o uso da plataforma, estamos estruturando outros processos – todos integrados pelo Lecom BPM”.

A evolução no cenário de excelência da Day Brasil é uma satisfação, diz João Cruz. O CEO diz que este caso “vem confirmar os dados da última pesquisa do Instituto Gartner que apontam que sistemas de BPM podem reduzir em até 20% os custos operacionais das empresas já no primeiro ano da implantação”.

Há 48 anos o grupo Day Brasil tem presença nacional e forte atuação nos mercados de Arquitetura e Construção Civil, Artes Gráficas e Indústria. A empresa investe em tecnologia para modernização dos seus processos internos. Através de equipes especializadas e filiais estrategicamente espalhadas pelos pais a empresa proporciona atuação ágil, abrangente, e eficaz em cada um dos itens comercializados. Para chegar à atuação nacional, hoje com 450 funcionários, cinco filiais, dois parques fabris distribuídos pelo País e cerca de 9 mil itens comercializados, a empresa passou por vários ajustes ao longo de sua vida, investindo forte em tecnologia para modernização de seus processos internos.

Publicado originalmente no Portal Exame.com

Escrito por Marina Oliveira
Marina é Analista de Marketing na Lecom S/A e pós – graduanda em Marketing na FGV. Como áreas de interesse, destaca: Mídias Sociais, Cultura e Tecnologia.

Na Web

Destaques

Newsletter

Cadastre-se e receba o nosso conteúdo direto no seu e-mail

©2018 Keen IT Consulting. Todos os direitos reservados.

mautic is open source marketing automation