menu
9 de dezembro de 2014 | Tecnologia e Ciência

Frota de carros conectados será de 150 milhões em 2020

carinternet2
Em um prazo de apenas seis anos, o mundo terá aproximadamente 150 milhões de automóveis conectados à internet. É o que diz a mais recente análise feita pela consultoria Gartner, especializada em tecnologia. De acordo com a empresa, entre 60% e 75% do total de carros em circulação no planeta será capaz de consumir, gerar e compartilhar informações por meio de redes de internet sem fio (Wi-Fi).

Segundo especialistas, a conectividade provocará uma revolução no modelo de negócio tanto para fabricantes de automóveis quanto para a indústria de dispositivos móveis. Mas este movimento já vem ocorrendo há algum tempo graças a parcerias entre montadoras e empresas como Microsoft, Apple, Samsung e Google. De acordo com o analista do Gartner, Thilo Koslowski, para que a transformação (do modelo de negócio) ocorra de fato, as fabricantes de automóveis precisam criar parcerias sólidas e que interajam com ambientes já existentes, como o Android Auto ou o Apple CarPlay, e que possam facilitar o acesso e a integração de aplicativos móveis dentro dos automóveis.

Koslowski prevê que os recursos a serem oferecidos nos carros, no futuro, devem ser mais inovadores e excitantes que as disponíveis atualmente em smartphones e tablets. Ainda segundo a Gartner, 58% dos donos de veículos nos Estados Unidos e 53%, na Alemanha, desejam que as empresas de TI ditem a tecnologia que vai embarcada nos automóveis. Uma pesquisa feita pela empresa ABI Research aponta que metade dos dispositivos de infotainment encontrados nos carros e com capacidade de interagir com smartphones poderá usar a plataforma iOS in the Car, da Apple, a partir de 2018.

Na Web

Destaques

Newsletter

Cadastre-se e receba o nosso conteúdo direto no seu e-mail

©2018 Keen IT Consulting. Todos os direitos reservados.

mautic is open source marketing automation