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13 de abril de 2015 | EconomiaFinanças

Estudo mostra perfil do consumidor digital no Brasil

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Apesar do avanço do e-commerce no Brasil, o setor ainda enfrenta alguns desafios entre os consumidores do País. Entre eles estão o hábito de compra em lojas físicas, a qualidade e a autenticidade do produto e a segurança. Para traçar um perfil mais detalhado do consumidor digital brasileiro, a empresa de pesquisa de mercado britânica TNS realizou uma pesquisa em que mostra as preferências deste público.

Elaborado anualmente em 52 países, o relatório intitulado “Connected Life” – “Vida Conectada”, em tradução livre para o português – contou com a participação de 963 pessoas no Brasil. Por aqui, o estudo da TNS chegou às seguintes conclusões: menos da metade dos entrevistados (de 24% a 48%, dependendo do tipo de produto de interesse) realiza compras online. Ou seja, o brasileiro prefere lojas físicas dependendo do item procurado, enquanto que em países como Estados Unidos e Rússia os mesmos índices podem atingir 59%.

Em segmentos como o de tecnologia, por exemplo, a pesquisa apontou que 76% dos consumidores fazem pesquisas de preços e informações antes de efetuar a compra. Deste total, 18% adquirem em sites. Já no segmento de cuidados pessoais, 52% dos consumidores pesquisados admitiram pesquisar antes de comprar. Entre os fatores apontados para tomada de decisão estão o chamado marketing de boca a boca e a rede de pontos de venda. Na categoria de serviços financeiros, 72% declararam que pesquisam antes de comprar, sendo que destes 15% compram na internet. Porém, a preferência dos consumidores online é por produtos em sites de viagem, tecnologia e música e que os maiores atrativos são o preço (73%) e o frete grátis (71%).

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