menu
19 de março de 2015 |

Como o Data Discovery pode ajudar seus negócios

Digital dataQue o Business Intelligence é fundamental para a tomada de decisões nas empresas, isso todo mundo já sabe. Mas não basta coletar e organizar os dados. Agora, é preciso saber como transformá-los em informações significativas para o seu negócio. É neste cenário que o conceito de Data Discovery atua, disponibilizando diferentes tipos de informação, sob o modelo self-service, para diversos níveis e setores das empresas. Desta forma, é possível efetuar a análise dos dados estimulando a autonomia das áreas de uma empresa ao mesmo tempo em que reduz processos nos departamentos de TI.

Com o surgimento do BI, a avaliação das informações, antes apresentadas por meio de gráficos estáticos, tornou-se mais fácil e mais visual. Mas isso já não basta para obter uma visão ampla e eficiente dos negócios. Em geral, o conceito de Data Discovery possui quatro fases: visualização de dados, descoberta das informações, a influência destes dados nos negócios – etapa em que a análise estimula ações – e a análise preditiva. Porém, apesar de ser a mais importante já que impacta diretamente nos negócios, esta última fase é galgada por poucas empresas, segundo Eduardo Kfouri, vice-presidente da Qlik para a América Latina.

Para ele, as empresas devem ambicionar os dois últimos pontos: que é quando os dados impactarão nos negócios e quando a análise servirá de base para a tomada de decisões antecipadas. Ainda segundo o executivo, no mercado de varejo, por exemplo, o Data Discovery ajudará a traçar um perfil de comportamento dos consumidores e, com isso, as empresas poderão planejar campanhas de marketing e promoções mais eficientes para seu público-alvo.

Mas, para alcançar estas duas etapas decisivas e maximizar os resultados é necessário seguir alguns passos. O primeiro deles é estabelecer prioridades e indicadores. Ou seja, concentrar-se nos dados que podem atrair resultados estratégicos e efetivos, como tendências de mudança de mercado e comportamento de clientes. “Estas informações, se devidamente cruzadas e analisadas, além de permitirem potencializar os negócios, podem apontar crises iminentes”, explica Kfouri. Outro ponto importante é criar um fluxo lógico e sistemático de trabalho. Esta rotina, na opinião do vice-presidente da Qlik, poderá gerar melhorias nos processos e apontar novas oportunidades de negócios. “Mais que prospectar dados, o Data Discovery possibilita a análise estratégica de informações e a disponibiliza a todos os colaboradores, expandindo as possibilidades de bons resultados”, conclui.

Na Web

Destaques

Newsletter

Cadastre-se e receba o nosso conteúdo direto no seu e-mail

©2018 Keen IT Consulting. Todos os direitos reservados.

mautic is open source marketing automation