Que o Business Intelligence é fundamental para a tomada de decisões nas empresas, isso todo mundo já sabe. Mas não basta coletar e organizar os dados. Agora, é preciso saber como transformá-los em informações significativas para o seu negócio. É neste cenário que o conceito de Data Discovery atua, disponibilizando diferentes tipos de informação, sob o modelo self-service, para diversos níveis e setores das empresas. Desta forma, é possível efetuar a análise dos dados estimulando a autonomia das áreas de uma empresa ao mesmo tempo em que reduz processos nos departamentos de TI.
Com o surgimento do BI, a avaliação das informações, antes apresentadas por meio de gráficos estáticos, tornou-se mais fácil e mais visual. Mas isso já não basta para obter uma visão ampla e eficiente dos negócios. Em geral, o conceito de Data Discovery possui quatro fases: visualização de dados, descoberta das informações, a influência destes dados nos negócios – etapa em que a análise estimula ações – e a análise preditiva. Porém, apesar de ser a mais importante já que impacta diretamente nos negócios, esta última fase é galgada por poucas empresas, segundo Eduardo Kfouri, vice-presidente da Qlik para a América Latina.
Para ele, as empresas devem ambicionar os dois últimos pontos: que é quando os dados impactarão nos negócios e quando a análise servirá de base para a tomada de decisões antecipadas. Ainda segundo o executivo, no mercado de varejo, por exemplo, o Data Discovery ajudará a traçar um perfil de comportamento dos consumidores e, com isso, as empresas poderão planejar campanhas de marketing e promoções mais eficientes para seu público-alvo.
Mas, para alcançar estas duas etapas decisivas e maximizar os resultados é necessário seguir alguns passos. O primeiro deles é estabelecer prioridades e indicadores. Ou seja, concentrar-se nos dados que podem atrair resultados estratégicos e efetivos, como tendências de mudança de mercado e comportamento de clientes. “Estas informações, se devidamente cruzadas e analisadas, além de permitirem potencializar os negócios, podem apontar crises iminentes”, explica Kfouri. Outro ponto importante é criar um fluxo lógico e sistemático de trabalho. Esta rotina, na opinião do vice-presidente da Qlik, poderá gerar melhorias nos processos e apontar novas oportunidades de negócios. “Mais que prospectar dados, o Data Discovery possibilita a análise estratégica de informações e a disponibiliza a todos os colaboradores, expandindo as possibilidades de bons resultados”, conclui.
Destaques
Newsletter
Formada por profissionais com ampla experiência em consultoria de processos e projetos, enxergamos na KEEN IT o DNA LECOM, o que se traduz em sinergia, confiança e qualidade no atendimento.
A StarSoft reconhece o valor da parceria com a KEEN IT por compartilharmos a mesma visão, pela experiência e comprometimento de seus profissionais em todos os projetos de implantação. Com estas qualidades, vem continuamente desenvolvendo novos clientes e mercados, sempre com o dinamismo que o cenário competitivo exige. O trabalho com responsabilidade e transparência fortalece nossa parceria.
Av. Marquês de São Vicente, 576
cj 1806/1807
Barra Funda - São Paulo
CEP 01139-002
Tel: +55 (11) 3895-7020
Tel: +55 (11) 3895-6960
comercial@keenit.com.br
Trabalhamos sempre para simplificar os processos e as etapas do dia a dia da sua empresa.
Agende uma visita com nossa equipe. Em 04 passos, chegaremos até você.
É simples: