O Brasil está atravessando um período de crise econômica, com possibilidade de o quadro piorar nos próximos meses. Saber encarar esta situação com cautela e planejamento pode ajudar seus negócios neste momento conturbado, sem a necessidade de diminuir o quadro de colaboradores ou repassar os custos aos consumidores. Em entrevista ao portal administradores.com.br, o consultor de Gestão em Varejo, Rubens Panelli Jr., destaca algumas atitudes para lidar com as consequências da recessão.
Pés no chão
Seja realista e pare de lamentar a situação complicada ou culpar fatores externos. Dedique seu tempo em criar novos produtos ou serviços que atendam à nova realidade e pense em novas ações de marketing que fujam do lugar comum.
Cerque-se das pessoas certas
Escolha profissionais com grande capacidade empreendedora, que saibam lidar com situações de crise e não tenham medo de correr riscos de maneira controlada.
O que realmente interessa
Em tempos de crise, evite ficar sem caixa e depender de bancos. O custo financeiro nestes casos anula as chances de crescimento. Procure investir seus recursos em projetos com retorno financeiro garantido e mantenha reservas para imprevistos.
Gire o estoque
Considerado o maior ativo de uma empresa varejista, o estoque absorve muitos recursos para ser criado. Portanto, grandes estoques ou de giro lento podem afetar o desempenho da empresa, levando-se em conta que a maioria delas não chega a avaliar a influência dos depósitos parados e do custo da inflação nos resultados. Estoques com alta rotatividade e margem programada sustentam o lucro e o caixa de uma empresa.
Metas viáveis
Apresente metas factíveis e de avaliação fácil para motivar seus funcionários. Objetivos ousados ou fora da realidade da empresa geram incertezas na sua equipe.
Core business
Priorizar o core business, ou seja, a parte central do seu negócio, e postergar investimentos em empreendimentos de importância secundária podem evitar riscos.
Desapego
Não tenha medo de cortar custos. Fechar pontos de venda que não produzem margem de contribuição líquida para a empresa é algo a ser considerado em situações de inflação elevada, juros altos e baixa nas vendas.
Destaques
Newsletter
Formada por profissionais com ampla experiência em consultoria de processos e projetos, enxergamos na KEEN IT o DNA LECOM, o que se traduz em sinergia, confiança e qualidade no atendimento.
A StarSoft reconhece o valor da parceria com a KEEN IT por compartilharmos a mesma visão, pela experiência e comprometimento de seus profissionais em todos os projetos de implantação. Com estas qualidades, vem continuamente desenvolvendo novos clientes e mercados, sempre com o dinamismo que o cenário competitivo exige. O trabalho com responsabilidade e transparência fortalece nossa parceria.
Av. Marquês de São Vicente, 576
cj 1806/1807
Barra Funda - São Paulo
CEP 01139-002
Tel: +55 (11) 3895-7020
Tel: +55 (11) 3895-6960
comercial@keenit.com.br
Trabalhamos sempre para simplificar os processos e as etapas do dia a dia da sua empresa.
Agende uma visita com nossa equipe. Em 04 passos, chegaremos até você.
É simples: