Na carreira digital, assim como em outras áreas, para ser reconhecido e alçar uma posição de destaque é preciso, entre outros valores, motivação, dedicação e comprometimento. Mas, durante a execução de um projeto ou empreendimento, justificativas podem surgir para tentar explicar momentos de apatia, desinteresse ou resistência. Quando isso ocorre, o importante é ser cauteloso se você não quiser por o seu bom desempenho em risco. Saiba quais são as justificativas que impedem o seu sucesso e elimine-as do seu currículo profissional.
– “Não tenho contatos” – Conhecer pessoas é fundamental no meio corporativo e pode abrir muitas portas. Se o seu círculo de amizades é limitado, trate de ampliá-lo. Ferramentas tecnológicas, como as redes sociais, podem fazer a diferença quando o assunto é expandir seus relacionamentos. Uma dica é fazer comentários por meio de posts ou participar de eventos presenciais, como palestras ou congressos sobre a sua área de atuação. Outro caminho é criar plataformas de comunicação na internet, como blogs ou canais de podcast. Vale lembrar que um bom trabalho realizado atrai bons contatos também.
– “Preciso pesquisar mais” – É comum preocupar-se diante de um desafio e adiar decisões. Mas isso pode fazer com que você perca o timing do negócio, complicando ainda mais a situação. Se algo deu errado, corrija e aproveite a chance de aprender com a falha.
– “Tenho muitas/poucas ideias” – Todos têm ideias. Uns mais, outros menos. A questão é saber o quanto você está disposto a tirá-las do papel e transformá-las em realidade. Quem tem muitas ideias costuma a acreditar que a maioria delas é ótima e perde tempo estudando qual vai se encaixar perfeitamente. Já quem pouco propõe pena em busca da solução perfeita. Resumindo, não há ideia perfeita e persegui-la é perda de tempo.
– “A ideia que eu tive já existe” – Pois essa é a melhor prova de que ela funciona. Vá em frente. Não há apenas uma marca de pasta de dentes, de molho de tomate ou só uma academia de ginástica. Concorrentes surgem. É uma questão de tempo.
– “Não tenho tempo” – Você usa o seu tempo de maneira produtiva ou passa horas se ocupando com tarefas fúteis? Analise seus compromissos durante uma semana e verifique quanto tempo leva para concluir trabalhos fáceis, moderados e complexos. Anote também a horas de sono e o intervalo entre as atividades. Quem sabe se planejar aproveita o tempo de forma eficaz. Já o sono mal dormido pode afetar a cognição e a concentração.
– “Não tenho dinheiro” – Mesmo sem caixa suficiente, há como iniciar um negócio. Blogs, e-books, canais no YouTube, podcasts não precisam de investimentos altos.
– “Amanhã eu começo” – Vale a máxima: não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Em alguns casos é possível – e até melhor – adiar uma ou outra tarefa para o dia seguinte sem que o andamento do empreendimento seja afetado. Mas evite procrastinar, pois isso pode virar um hábito e causar dores de cabeça.
Fonte: Administradores.com.br
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