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3 de fevereiro de 2015 | EconomiaFinançasPolítica

Brasileiro está perdendo o medo das lojas virtuais, diz pesquisa

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Uma pesquisa divulgada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) nesta terça-feira (3) revelou que o consumidor brasileiro está confiando mais na internet na hora de fazer compras. O estudo, que levou em consideração compras efetuadas no ano passado, foi realizado entre os dias 5 e 8 do mês passado e contou com a participação de 678 pessoas de todas as capitais do País.

Um dos dados da pesquisa que mais chamou a atenção foi a taxa média de satisfação. Numa escala de 0 (zero) a 10, o índice atingiu incríveis 9,3. Ainda segundo o relatório, a adesão dos consumidores às compras online ganhou força nos últimos anos. Quase 20% dos consumidores entrevistados afirmaram que fizeram sua primeira compra em lojas virtuais entre 2013 e 2014.

E entre os estreantes, 23% são do público feminino; 26% pertencem às classes C, D e E; e 36% não concluíram ou não cursaram ensino superior. Entre os frequentadores mais assíduos do e-commerce estão consumidores escolarizados, pertencentes às classes A ou B e com idades entre 35 e 49 anos.

Sobre os benefícios do comércio eletrônico, 74% dos entrevistados destacaram a comodidade; 50%, os preços mais baixos em relação às lojas físicas; 33% apontaram a rapidez na entrega; e 27% ressaltaram a facilidade em comparar produtos. Apenas 8% dos entrevistados admitiram que não compram produtos em lojas virtuais pois temem ser vítima de algum golpe ou de não receberem a encomenda. Entre os itens mais comprados por meio deste modo de consumo estão livros, calçados, roupas e eletro-eletrônicos. Já os artigos que ainda encontram resistência entre os internautas destacam-se produtos para animais de estimação (19%), serviços de entrega de comida (15%) e contratação de seguros (25%).

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