menu
7 de janeiro de 2015 | InternacionalTecnologia e Ciência

Bill Gates revela máquina que extrai água potável de lixo

maxresdefaultParece enredo de filme de ficção científica, mas Bill Gates garante que é real. O co-fundador da Microsoft e atualmente consultor de Tecnologia da empresa que ajudou a criar acaba de revelar uma máquina capaz de transformar lixo, principalmente fezes humanas, em água potável e energia elétrica. Em um vídeo publicado em seu blog pessoal (gatesnotes.com) nesta segunda-feira (5), ele apresenta Peter Janicki, CEO da Janicki Bioenergy e um dos inventores do Omniprocessor, a tal máquina. Ela retira o vapor d’água contido nos dejetos e queima o que sobrou em um forno aquecido a 1.000° Celsius. (Assista ao vídeo mais abaixo)

De acordo com Janicki, o Omniprocessor transforma o material gerado por uma comunidade de cerca de 100 mil pessoas em 86 mil litros de água e 250 kW de eletricidade. Não há emissão de poluentes nem de odores desagradáveis e toda a energia consumida é gerada pela máquina durante o processo que leva aproximadamente 5 minutos para ser concluído. Ao final do vídeo, Gates saboreia a água que sai de uma das torneiras do Omniprocessor e afirma que ela é tão boa quanto qualquer outra que ele tomou de uma garrafa. “É seguro”, garante ele.

O Omniprocessor é resultado de um projeto lançado pela Fundação Bill e Melinda Gates e que desafiou engenheiros a solucionar os problemas causados pela falta de saneamento básico em comunidades pobres. Gates afirma no vídeo que, ao menos 2 bilhões de pessoas no mundo não tem acesso a redes de água e esgoto e cerca de 700 mil crianças morrem a cada ano vítimas de doenças causadas pela ausência de saneamento básico.

Na Web

Destaques

Newsletter

Cadastre-se e receba o nosso conteúdo direto no seu e-mail

©2018 Keen IT Consulting. Todos os direitos reservados.

mautic is open source marketing automation