Definir, controlar e manter atualizados os processos das grandes corporações é um desafio que tem sido amplamente facilitado pelo uso de BPM (do inglês, Business Process Management), conceito que une gestão de negócios e tecnologia da informação com foco na otimização dos processos de negócio. Trata-se de identificar, desenhar, executar, documentar, monitorar e permitir controle dos processos de negócios das corporações. O objetivo é auxiliar na otimização de resultados alinhados com as diretrizes da empresa, formando um ciclo de melhoria contínua. Consiste na criação de um ambiente que integra processos e sistemas para permitir uma visão mais clara sobre todas as áreas.
O conceito BPM permite automatização e o aumento da perfomance e da visibilidade de todo o processo de negócios. Inicialmente é feita uma análise do processo e a modelagem do mesmo no ambiente tecnológico, que permite a simulação de mudanças e análise de possíveis melhorias. Uma vez feito isso, é possível implementar essas otimizações identificadas e, posteriormente, controlar – a partir de métricas definidas – a performance do processo, avaliar (até mesmo em tempo real) o impacto das alterações e se são necessárias mais mudanças para obtenção de melhores resultados.
Existem diversas plataformas tecnológicas que proveem o desenvolvimento ou construção de processos utilizando esse conceito. Essa tecnologia é geralmente baseada em ferramentas pertencentes à arquitetura SOA (do inglês, Service Oriented Architecture), orientada a serviços, que possibilitam a construção de sistemas de forma coesa e organizada, agregando controle e otimizando a taxa de reuso dos artefatos desenvolvidos, com governança de ativos e consequentemente, aumentando o ROI (Retorno Sobre Investimento). Outros importantes benefícios são flexibilidade e principalmente, portabilidade.
O BPM cria um ciclo de evolução contínua e é muito voltado à interação humana. A especificação proporciona uma visão clara sobre possíveis “gargalos” em processos de negócios, facilitando a tomada de decisões e permitindo que a interface realize as devidas mudanças no processo com agilidade.
FONTE: Site Administradores| Autora: Juliana Ferreira
Destaques
Newsletter
Formada por profissionais com ampla experiência em consultoria de processos e projetos, enxergamos na KEEN IT o DNA LECOM, o que se traduz em sinergia, confiança e qualidade no atendimento.
A StarSoft reconhece o valor da parceria com a KEEN IT por compartilharmos a mesma visão, pela experiência e comprometimento de seus profissionais em todos os projetos de implantação. Com estas qualidades, vem continuamente desenvolvendo novos clientes e mercados, sempre com o dinamismo que o cenário competitivo exige. O trabalho com responsabilidade e transparência fortalece nossa parceria.
Av. Marquês de São Vicente, 576
cj 1806/1807
Barra Funda - São Paulo
CEP 01139-002
Tel: +55 (11) 3895-7020
Tel: +55 (11) 3895-6960
comercial@keenit.com.br
Trabalhamos sempre para simplificar os processos e as etapas do dia a dia da sua empresa.
Agende uma visita com nossa equipe. Em 04 passos, chegaremos até você.
É simples: