Solução AtosBPM Lecom
Todo o Gerenciamento de Viagens (desde às solicitações até o reembolso) passou a acontecer via AtosBPM, reduzindo drasticamente gastos financeiros e operacionais.
CENÁRIO PRÉ-IMPLANTAÇÃO:
Diante da atuação em todo o território nacional na montagem de usinas, muitos colaboradores da Dedini têm a necessidade de se deslocar para o local dos projetos desenvolvidos ou mesmo para outras Unidades da Dedini. Por essa razão, a empresa buscava uma ferramenta para controlar o fluxo de viagens, desde a etapa de autorização até a montagem do relatório de despesas. Segundo Alexandre Incerti, gerente de TI da Dedini, “No momento da procura por soluções, o AtosBPM nos mostrou ser robusto, rápido e consistente, atendendo os requisitos que estávamos procurando."
A Dedini passou a fazer uso da solução Lecom em 2008 e na época foram implantados 4 fluxos: AVT – Autorização de Viagens e Transportes – nacional, AVT internacional, RDV – Reembolso de Despesas de Viagem – nacional, RDV internacional.
Em 2011, foi realizada uma reformulação na forma de automação dos processos com novas funcionalidades do AtosBPM. Com isso, a empresa passou a utilizar um fluxo contínuo que une os processos de AVT – Autorização de Viagens e Transporte – e de RDV – Reembolso de Despesas de Viagens automatizando todas as atividades necessárias para a realização dos deslocamentos nacionais.
“O AtosBPM têm superado as expectativas na medida em que evoluímos na revisão do processo desde a implantação do mesmo, proporcionando novas funcionalidades e melhorias operacionais.”
Alexandre Incerti, gerente de TI da DEDINI.
Benefícios pós implantação
Segundo o Gerente de TI, a solução da Lecom trouxe melhorias na gestão das viagens.
Hoje as solicitações chegam mais cedo no departamento responsável e isso possibilita melhores negociações.
Conhecendo antecipadamente as necessidades foi possível otimizar o transporte; em muitos casos por exemplo a Dedini utiliza VANS para transportar vários funcionários para o mesmo local.
Passagens aéreas: Quanto antes a compra é feita, menor é o custo da passagem.
Reservas de hotéis: A equipe tem mais tempo de pesquisa, o que proporciona um custo-benefício melhor.Ganhos | Resultados
Retorno do investimento (ROI) foi alcançado em 9 meses.
O processo de viagens levava em média 10 dias e passou a ocorrer em 3 dias (desde a abertura até a finalização).
Com menos de 2 anos de implantação, já haviam sido abertos e gerenciados 8 mil processos.
A solução otimizou todo o processo de viagens proporcionando mais agilidade no fluxo de documentos e assinaturas, que antes eram em papel e dependiam da presença física do aprovador.
Pelo fato da solução ser 100% web, hoje as aprovações podem ocorrer fora da Dedini.
A ferramenta permite profissionalizar os processos registrando-os sistematicamente, eliminando extensas trocas de e-mails, perda de documentos, perda de tempo com o vai-e-vem de informações.